domingo, 13 de novembro de 2011

O LUGAR DO ENCONTRO




(Êxodo 33.7-10)
  Moisés costumava montar uma tenda do lado de fora do acampamento; ele a chamava Tenda do Encontro. Quem quisesse consultar a Deus ia à tenda, fora do acampamento. Sempre que Moisés ia até lá, todo o povo se levantava e ficava de pé à entrada de suas tendas, observando-o, até que ele entrasse na tenda. Assim que Moisés entrava, a coluna de nuvem descia e ficava à entrada da tenda, enquanto o Senhor falava com Moisés. Quando o povo via a coluna de nuvem parada à entrada da tenda, todos prestavam adoração de pé, cada qual na entrada de sua própria tenda.

I-         O quê era esta tenda?

·         Tenda da reunião, consagração.
·         HEBRAICO- אהל ’ohel tenda de nômade, veio a tornar-se símbolo da vida no deserto, transitoriedade; casa, lar, habitação; a tenda sagrada de Javé (o tabernáculo)
·         GREGO- σκηνη skene tabernáculo, (feito de ramos verdes, ou peles de animais, ou outros materiais).

Existem inúmeras possibilidades de se relacionar com Deus. Muitas pessoas costumam estabelecer espaços físicos e os consagram para aí buscarem relacionamento com Deus. Pode-se pensar assim:
·         Nos templos (edifícios onde a Igreja local se reúne para cultuar a Deus)
·         Residências (às vezes um cômodo em especial)
·         Salões
·         Praças públicas
·         Monte (lugar escolhido para encontros esporádicos)
·         Etc.

Mas, será que é somente em um lugar específico como estes que podemos ou devemos buscar ao Senhor?

Ao ler as palavras de Jesus no diálogo com a Samaritana e atentar as palavras de Paulo a Timóteo, iremos pressupor que não. (João 4.21-24/1 Timóteo 2.8)

A analogia de Paulo à Igreja de Corinto nos faz entender o que esta Tenda citada em Êxodo significa ou representa para nós. (2 Coríntios 5.1; 6.16/1 Coríntios 6.19)

II-       Qual o lugar desta tenda?

·         Armada fora da congregação (longe do arraial, do acampamento de Israel).

Deus é zeloso (Deuteronômio 6.15) e estava irado com o Seu povo. Os israelitas haviam chegado ao seu limite, de maneira que Deus não desceria entre eles sem ter que os consumir. (Êxodo 33.3)

Independente desta circunstância, Moisés ainda era o líder do povo e servo do Deus de Israel. Ele necessitava manter seu relacionamento com Deus a qualquer preço (de maneira contínua - Êxodo 33.7a). Então passa a armar esta Tenda fora do arraial israelita, possibilitando assim um lugar consagrado para que Deus continue se manifestando. (Salmos 52.8)

Havia duas razões para isso: em primeiro lugar, Moisés desejou, assim, levar o povo a um maior reconhecimento de sua separação (santificação - 1 Pedro 1.14-16/2 Coríntios 6.17,18) para Deus. Em segundo lugar, uma maneira de se relacionar intimamente com o Senhor. (Salmos 25.14 “O Senhor é amigo chegado de quem O respeita e obedece. A essas pessoas Ele revela os segredos de seus planos.” – Bíblia Viva). (Keil & & Delitzsch)

A vontade de Deus a nosso respeito, é que venhamos estar procurando nos separar cada dia de tudo aquilo que nos rodeia e pode comprometer nosso relacionamento com Ele (1 Coríntios 6.12). Por isso, nossa vida deve estar localizada num lugar aonde Deus não venha ter restrições em se manifestar. (Salmos 1)

III-     Qual a finalidade desta Tenda?

·         Era um lugar onde pela misericórdia, Deus ainda falava ao povo e todo aquele que queria buscar o Senhor, ia à tenda.
·         Esta tenda era para ser um lugar de encontro com o Senhor, como o Tabernáculo que estava prestes a ser construído. (Albert Barnes)

Porque vim a este mundo, porque ainda estou vivo. Nenhuma resposta é suficiente se não concordar com o fato de que tudo pertence ao Senhor. (Romanos 11.36Todas as coisas vêm única e exclusivamente de Deus. Tudo vive por seu poder, e tudo é para sua glória. A Ele seja a glória para todo o sempre.Bíblia Viva/1 Coríntios 10.31Portanto, quando vocês comem, ou bebem, ou fazem qualquer outra coisa, façam tudo para a glória de Deus.NTLH/Colossenses 3.17).

Moisés e todos quantos quisessem buscar a Deus, o faziam através daquela Tenda. Por meio de nossa Tenda (vida), busquemos ao Senhor e seremos alcançados por sua recompensa. (Provérbios 8.17/Tiago 4.8a “Cheguem perto de Deus, e ele chegará perto de vocês.NTLH)

A tenda não era de uso exclusivo de Moisés, todos poderiam fazer uso dela. Talvez alguns preferissem apenas observar Moisés pelas costas (Êxodo 33.8). Ninguém é tão pequeno ou inferior, que não possa buscar um relacionamento concreto com o Senhor. (Mateus 11.28-30)

Deus falava com Moisés naquele lugar, e a forma como Deus o fazia demonstrava intensa intimidade. Porque não experimentar experiência tal em nossas vidas, para que possamos viver de maneira a agradar a Deus e também desfrutando da vida abundante que o Senhor Jesus quer nos proporcionar? (Êxodo 33.9b/Isaías 55.3a/João 10.10)

Quando Moisés entrava no interior da Tenda, a Glória de Deus era manifesta naquele lugar, e o povo de Israel passava a adorar ao Senhor. O que estamos esperando, que tenhamos desejo em que a Glória de Deus desça em nós e aí permaneça, e que todos quantos testemunharem tal manifestação, venham adorar ao nosso Deus. (2 Reis 5.17)

Conclusão

É tempo de deixarmos toda conformação do mundo e vivermos intensamente a intimidade do Senhor em nossas vidas, para que os homens ao presenciar isto se rendam aos seus pés e o engrandeçam. 

Pr. Luciano Betim

Nenhum comentário:

Postar um comentário